Amin afirma que disputará vaga ao Senado por SC e deve enfrentar Carlos Bolsonaro e Carol de Toni

20/02/26 às 00h
Atualizado em 20/02/26 às 23h14
Visualizações: 253

Reprodução / Redes sociais

O senador Esperidião Amin afirmou em vídeo divulgado na noite desta quinta-feira (19) que é pré-candidato ao Senado por Santa Catarina e garantiu que disputará a vaga na próxima eleição. A declaração foi feita após circular, em páginas de ‘notícias’ nas redes sociais, a informação de que ele teria decidido abrir mão da reeleição ao Senado para concorrer a deputado federal.
Clique e receba notícias do Galera Mix  em seu WhatsApp: Entrar no grupo

 

No pronunciamento, Amin reforça que segue no páreo para a disputa majoritária. A fala ocorre menos de 24h depois de o governador Jorginho Mello ter declarado publicamente sua preferência para o Senado: a deputada federal Caroline de Toni e Carlos Bolsonaro, ambos do PL.

Durante agenda no Extremo Oeste, Jorginho afirmou que trabalha para manter MDB, União Brasil e PP na base e disse que “é muito melhor continuar no governo do que fazer qualquer aventura para trocar a tropa”. Na ocasião, ao ser questionado sobre Amin, reconheceu que o senador também deseja disputar, mas reiterou que sua intenção é manter Caroline e Carlos como os dois nomes ao Senado.

A confirmação de Amin muda o cenário. Se mantida a pré-candidatura, o senador deve disputar espaço diretamente com os nomes indicados pelo governador, ampliando a disputa dentro do campo da direita em Santa Catarina. O movimento também pressiona partidos aliados, especialmente o PP, que terá de definir seu posicionamento diante da preferência já declarada pelo chefe do Executivo estadual.

A disputa tende a influenciar alianças, composição de vice e o alinhamento dos partidos que hoje integram o governo.

Fonte: Jornal Razão

Getsites